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Pais e Filhos
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Cuca Legal Junior

Cuca Legal Junior

Ref: 7896647028179

O Cuca Lega Junior é um jogo de tabuleiro com mais de 300 perguntas interessantes para testar o conhecimento da garotada. Indicado a partir de 7 anos, pode ser jogado com 2 a 6 participantes. 

Um jogo inteligente para se divertir e aprender ao mesmo tempo!

Objetivo do jogo: Acertar as perguntas para chegar primeiro ao final do tabuleiro. Contém: 1 Tabuleiro, 56 cartas com 6 perguntas cada, 06 peões e 1 dado.

PREPARE-SE PARA O DESAFIO!

 Primeiro, abra o tabuleiro sobre uma superfície plana. Depois, cada jogador escolhe um peão e joga na casa “SAÍDA” do tabuleiro. Agora, separe as cartas de cada nível, embaralhe bem (sem misturar os níveis) e coloque em 3 montinhos ao alcance de todos os participantes. Coloque o dado ao alcance de todos. “Agora, vamos jogar!” O jogador mais novo começa jogo. Ele joga o dado e anda o número de casa que o dado indicar. Depois de andar, conforme a casa em que parar seu peão, ele tem que pegar uma carta do nível que está e responder a pergunta sobre o tema em que seu peão parou, Os temas são indicados pelos símbolos no tabuleiro. 📺 Atualidades 🌍 Geografia ❔ Tema Livre 🔬 Ciências 📝 Historia ⚽ Esportes ABC Português

RESPONDA A PERGUNTA

Conforme a cor da casa em que seu peão parar, você tem que responder uma pergunta sobre o tema correspondente àquele símbolo. Para isso, pegue a carta de cima do monte relativo ao nível em que está e leia sua pergunta em voz alta. Se você acertar a pergunta você fica na casa em que parou e passa a vez ao jogador à sua esquerda. Se você errar a pergunta, você tem que voltar o número de casas havia andado e passar a vez ao jogado à esquerda. Depois de ler a pergunta e tentar responder, coloque a carta debaixo do monte de cartas da mesma cor.

“QUE SORTE! NÚMERO PAR: JOGUE NOVAMENTE”

Se você tirar número PAR no dado (2,4 ou 6), você anda o número de casas e responde à pergunta sobre o tema em que seu peão parar. Se acertar a pergunta, você pode JOGAR NOVAMENTE o dado, andar seu peão e tentar responder outra pergunta. Se tirar número PAR novamente, joga de novo, até tirar número IMPAR.

“NÃO SEI!”

Se achar a pergunta difícil e preferir não arriscar diga “Não sei!” Assim, você permanece na casa em que está e os próximos jogadores terão que responder a pergunta pela ordem da vez, isto é, primeiro o jogador a sua esquerda tenta responder ou diz, também “Não sei”, os outros fazem o mesmo. O jogador que quiser responder não precisa estar no nível do jogador que disse “não sei”, podendo estar adiantado ou atrasado no trajeto. Cada jogador diz “Não sei” e passa a vez ao jogador a sua esquerda. Quem souber a resposta e acertar anda o número de casas que o jogador da vez que disse “Não sei” havia tirado no dado. ATENÇÃO: A rodada continua a partir do último jogador que lançou o dado. Ex.: Se o jogador Nº.1 disse “Não sei” e Nº.2 e 3 disseram também, mas só o jogador Nº.4 soube responder, o jogador Nº.4 soube responder, o jogador Nº4 anda o número de casas que o jogador Nº.1 havia tirado no dado e andado. Aí, é a vez do jogador Nº.2, o jogador Nº.4 apenas anda o número de casas que o jogador Nº.1 havia tirado no dado e passa a vez ao jogador Nº.2(jogador da vez)

“OBA ESCOLHE O TEMA!” Cada vez que para numa casa TEMA LIVRE (?) você pode escolher o tema que você quer responder. Escolhido o tema, pegue a segunda carta de cima do monte relativo ao nível em que você está e tente responder a pergunta sobre o tema escolhido. Atenção: Quando você escolhe o tema, você não pode pegar a primeira carta do monte e sim a segunda, para não ver a pergunta antes de escolher o tema.

“MUITO BEM! VOCÊ FOI PROMOVIDO!” 

Existem 3 níveis indicados pela cor do seu trajeto no tabuleiro: NOVATO (Laranja), SABICHÃO (Verde) e FERA (Azul). Cada vez que você passa a um nível superior, você tem que pegar castas do monte da cor desse nível. Você só poderá responder perguntas do nível anterior se um jogador que estiver naquele nível disser “Não sei”. (Veja item “Não sei”)

ENTRANDO NA CHEGADA “CUCA LEGAL”

Depois de percorrer todo o tabuleiro, você chegou ao fim do trajeto. Agora, para entrar na casa CHEGADA, você terá que tirar no dado o número EXATO de casa que lhe faltam. Se tirar MENOS, você anda o número de casas que saiu no dado; se tirar MAIS, você não mexe o peão e passa a vez para o jogador seguinte.

 “VENCE O JOGO QUE TEM CUCA LEGAL”

Quem chegar primeiro a casa CHEGADA do tabuleiro vence o jogo. Os outros jogadores poderão, se quiserem, continuar disputando o segundo, terceiro, quarto, quinto ou sexto lugares na jogada.

BOA SORTE!

 

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